sábado, 13 de junho de 2015

Gripe na Gravidez

Bom dia pessoal!!

Vocês já se vacinaram contra a gripe? Ainda não? Eu também, e já estou colhendo as consequências. Há 3 dias estou gripadíssima, como nunca estive antes,rs!
Quando realizei a minha primeira consulta após descobrir a gravidez, o médico me pediu que aguardasse até a 13ª semana para me vacinar contra a gripe.Realmente, eu deveria ter me vacinado antes de engravidar, já que a minha gravidez foi totalmente planejada. Mas, como não o fiz, aqui estou, constipada, com muitas noites mal dormidas e sem poder tomar aspirina.

Curiosa como sou, fui para o Pai dos Burros do Século XXI, o Google, para pesquisar qual o motivo do nosso sistema imunológico ficar mais vulnerável durante a gravidez. Em palavras mais fáceis acontece o seguinte:

O embrião, nosso futuro filho ou filha, possui metade da carga genética do papai (tem criança que se parece tanto com o pai que eu achei que tinha mais dele do que da mãe,kkkk). Dessa forma, o organismo da mamãe poderia rejeitar esse "corpo estranho" e sofrer um aborto espontâneo. A natureza, muito sábia, de maneira a garantir a reprodução da espécie, baixa o sistema imunológico da mamãe, para que não haja rejeição. Uma gravidez saudável é aquela que possui uma perfeita interação entre o sistema imunológico materno e o embrião.

Tá explicado então! O que nos resta é recorrer aos cházinhos permitidos e descansar para ficar boa logo! Lembrando que não devemos tomar nada que não seja recomendado pelo nosso médico, pois cada organismo é um organismo, e o nosso médico sabe o que é melhor para nós.

Para ajudar nessa tarefa difícil de se sentir melhor com náuseas + constipação e gripe, o papai ontem me trouxe bastante água de coco para hidratar e beijú, que eu A-D-O-R-O!

Aproveitando que estamos falando sobre doenças, para quem quer engravidar, o ideal é procurar um médico antes, que irá passar vários exames, incluindo os exames de imunidade para toxoplasmose e rubéola, e se necessário, te orientar a se vacinar ou tomar outras medidas de precaução, antes da gravidez.

Bom fim de semana a todos!

Um beijo,

Drica.

Um comentário: